domingo, 22 de novembro de 2009

Artistas Contemporâneos

Gilvan José de Meira Lins Samico (Recife, 15 de junho de 1928) é um pintor, desenhista e gravurista brasileiro. Atualmente, reside e trabalha na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Samico começou sua carreira influenciado pelo expressionismo de artistas como Oswaldo Goeldi e Lívio Abramo, mas atualmente é conhecido por suas meticulosas xilogravuras, inspiradas na tematica e estilo da gravura popular do nordeste do Brasil.

Tem obras no MoMA de Nova Iorque e participou duas vezes de Bienal de Veneza com premiação numa delas.


Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964) é uma artista plástica brasileira contemporânea.

Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas, na Bienal de São Paulo, Tate Modern em Londres e MoMa em Nova Iorque.

Sua obra tem como base o período colonial brasileiro e se inspira nos botequins cariocas e nos banheiros públicos europeus.


Marcos Garrot , São Paulo, 1965. É um artista plástico brasileiro contemporâneo.

Seu trabalho é voltado em grande parte para a produção de relevos e esculturas realizados em ferro pintado ou aço inox escovado. Começou a expor seus trabalhos na década de 1980. Nesse período, voltava-se para a pintura e o desenho figurativos.

Atualmente a obra de Garrot situa-se basicamente no campo concreto.


Aldemir Martins (Ingazeira, 8 de novembro de 1922 — São Paulo, 6 de fevereiro de 2006), foi um artista plástico brasileiro, ilustrador, pintor e escultor autodidata, de grande renome e fama no país e exterior.
No Ceará, participou do Grupo Artys e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), cuja atividade estava voltada para a renovação modernista no estado, juntamente com Antônio Bandeira, Inimá de Paula, Mário Barata, Barbosa Leite, João Siqueira, Luís Delfino, Raimundo Campos e Zenon Barreto entre outros. Em 1946, mudou-se para São Paulo.
Sempre se dedicou a temas relativos ao nordeste brasileiro que, em geral, foi tratado de maneira estilizada e lírica. Em 1950, fez o curso de gravuras do Museu de Arte de São Paulo. Também nessa época sua produção retratava o nordeste, porém de forma severa e dramática.
Fez desenhos em nanquim que serviram para estampar objetos e tecidos de decoração.


Newton Silva (Fortaleza, novembro de 1960) é jornalista e ilustrador brasileiro.

Chargista do Portal Jangadeiro. Começou a ilustrar a seção de quadrinhos do antigo jornal Tribuna do Ceará em 1985. Em 1988 passou a colaborar no jornal Diário do Nordeste. Publica semanalmente, no tablóide Zoeira do jornal Diário do Nordeste,aos domingos, a tira Jujumento, o jumento elemental, personagem premiado como primeiro colocado no 1º Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Games da região serrana do Rio de Janeiro. Como escritor, foi agraciados com o 19º lugar no Prêmio de Literatura Unifor, na categoria Contos Inéditos.


Lygia Pape :Importante representante da arte contemporânea no Brasil, Lygia possui uma trajetória artística que se inicia com o abstracionismo geométrico. Já na década de 1950 possuia renome na cena artística carioca e, em 1957, é uma das signatárias do manifesto neoconcreto, encabeçado por Ferreira Gullar e Hélio Oiticica.

Além de sua carreira artística, Lygia Pape lecionou na Faculdade de Arquitetura Santa Úrsula e na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estudou com Fayga Ostrower. Participou da I Exposição Nacional de Arte Abstrata Nacional, em Petrópolis, em 1953. Expôs as xilogravuras Tecelares, com o grupo Frente, no Museu de Arte Moderna no Rio, em 1955.


Homero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor e escultor brasileiro.

Homero é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e colorido, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing. .

Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.


Laerty Tavares (Colatina, Espírito Santo, 23 de janeiro de 1968) é um pintor e artista plástico brasileiro.

Pinta temas abstratos, marinas (destacando-se a Procissão de São Pedro) e florais – apaixonado pelos copos-de-leite, que lhe valeram a série Deleite, a mais famosa.

Desde 1995 tem participado de mostras de arte individuais e coletivas em todo o mundo, com várias premiações , além de pintar painéis em altares de igrejas e cenários de programas de televisão. Suas obras podem ser vistas, entre outros lugares, em Portugal - Biblioteca municipal de Oliveira do bairro - no acervo da Câmara dos Deputados em Brasília.


Cildo Meireles (Rio de Janeiro, 1948) é um artista plástico brasileiro, 1960 conhecido internacionalmente, Cildo cria os objetos e as instalações que acoplam diretamente o visor em uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, o regime militar brasileiro (1964 - 1984) e a dependência do país na economia global.


Ernesto Saboia de Albuquerque Neto (Rio de Janeiro, 1964) é um artista plástico brasileiro, No início da carreira, sua trajetória é marcada pelas obras dos artistas José Resende (1945) e Tunga (1952), na exploração da articulação formal e simbólica entre matérias diversas. Suas esculturas que são compostas por elementos em tecido de lycra, algodão e poliamida e recheados com bolinhas de chumbo, polipropileno, especiarias, miçangas, espuma e ervas, entre outros. Muitas vezes a união entre esses elementos cria grandes redes que já foram chamadas de colônias pelo artista. A mistura de materiais inusitados com a utilização de tensão, força, resistência e equilíbrio é o que aguça a curiosidade do espectador da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário